GENTE, SERVE?

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Como é bom conviver com gente, de carne e osso, portadoras de idiossincrasias avassaladoras, polaridades, alterações de humor, talentos deslumbrantes e defeitos horrorosos.

Neste momento da minha vida faço economia emocional para suportar a ideia de seres ideais, principalmente os que se postam como interlocutores entre o terreno e o sagrado e que se arvoram como projetos sem defeito.

Hoje tenho aprendido com tudo que é simples, meus filhos me ensinam, as pessoas sem grandes pretensões intelectuais mas que sabem viver e veêm a vida com bons olhos, são o alvo do meu fascínio.

Diante das possibilidades que a vida apresenta, saber escolher um amigo pode ser o fator preponderante para se estar bem acompanhado ou apenas cercado de pessoas.

Existe uma máxima que diz que "nas dificuldades que se conhece um amigo", este pensamento virou clichê e lugar comum, acredito que até tenha perdido seu peso, porque se torna uma generalidade na boca de quem só se presta a ser solidário em tragédias, doenças e no momento do desespero existencial alheio. Existe o egocentrismo solidário, um tipo de "doença" do super-sensacional-amigo.

Percebe-se sua atuação quando aquele que estava em desespero consegue se reerguer e o até então solidário se afasta, já que suas ações não serão mais trombeteadas aos quatro cantos.

Claro que nem todo amigo da hora da angustia é um ser vaidoso ,interessado no próprio umbigo, mas corremos o risco de ser alvo deste mecanismo ou sermos protagonistas deste teatro.

Proponho então uma relativização da tal máxima, e ficaria assim:

“são nas alegrias que nós conhecemos os verdadeiros amigos também”

Como é bom ter amigo gente, que é capaz de "chorar como os que choram", na mesma proporção que é capaz de se "alegrar com quem se alegra". Gente que está presente no momento da tormenta brava, mas quanto o sol aparece e o mar começa se acalmar, está do teu lado para comemorar. Amigo verdadeiro é gente. Amizade de verdade é compartilhamento de alegrias e conquistas, há sintonia de alma. Cada um é plenamente capaz de decidir quem que ser e qual pessoa continuará chamando de amigo. Decidir rever critérios, não é uma tarefa fácil, requer coragem, mas nos dá a possibilidade interessante de sermos mais verdadeiros nesta escolha.
Eu decidi que gosto de gente, porque eu me vejo e me encontro.

17 comentários:

Eder Barbosa de Melo disse...

Esse texto traz idéias semelhantes ao ultimo postado no recortes, que por sinal você capitou com muita sensibilidade. Estou farto de alardear a perfeicão recorrente nos arraiais evangelicos. Sou humano, sou carne e osso, sujeito a tropeços. E quero ser amigo de gente de verdade igual a mim.

Texto execelente! Abraço.

Cristao confuso disse...

Faz sentido, doutora.

Já conheci "amigos" que se entristeceram - ou mesmo se aborreceram - quando o outro foi agraciado com um êxito ou uma conquista.

A mulher conta para a amiga: "Vou casar", no que a solteira pensa, em seu íntimo "Que droga!".

O amigo conta "Consegui a vaga naquela grande empresa" no que o sorriso do compnaheiro se desfaz. "Pô! Esse cara não merece ganhar tão bem..." fala aos próprios botões.

Faz todo sentido.

Adriana disse...

Eder,
Preciso dizer que seu texto foi a fonte inspiração, pois percebi que outros como eu querem ser, apenas ser.A medida que deixamos as mascaras de lado olhamos para outro com olhar sedento por ver alguém "normal" tbém.

abraço

Adriana disse...

Zé,
estas reações sintomáticas são na maioria das vezes facilmente observáveis, mas fazemos um a construção romantica em torno da amizade, mentimos para nos mesmos.Até o dia que fica insuportável "fazer de conta".Eu tbém cansei de ver estas atuações.

abraço

Gustavo Fraga disse...

Oi!
Obrigado por seguir meu blog de poesias!
Adorei seu texto e sua forma de escrever, parabéns!
Que Deus continue te inspirando a nos trazer boas reflexões sobre a vidas e as pessoas.
Abração.
Tb estou te seguindo!

Michele disse...

Oó Adriana. Obrigado pela visita ao blog.
O texto é duas amigas minhas da faculdade (bárbara e maria alessandra).
O endereço do blog da autora é www.tipoassimbabi.blogspot.com
Um abraço, Deus abençoe!!!

Rô Moreira disse...

Ai ai ai amiga, como amo meus amigos e irmãos, não sei viver sem amigos, não sei ficar sem ter aqueles mais chegados que irmão sabe? este seu texto é lindo e verdadeiro. Estou aqui retribuindo sua visita ao meu blog, espero ficar por aqui, se vc aceitar esta que vos fala como amiga rsrs . Já estou te seguindo viu? paz querida!

Adriana disse...

aceito!!
Por favor, fique.
Ao ler os textos em seu blog vi a raridade de um ser tocado transformado pelo Amor dEle.
Sabe, tenho conhecido gente de Deus,que tem a transparência como legado, isto me tem ajudado na metanoia diaria.

eu que agradeço a visita.

Anônimo disse...

Nossa! Muito bom. Recentemente aconteceu de um bom amigo se afastar e justamente na melhor hora de minha vida depois do último tsunami de desgraças.

Adriana disse...

Agradeço a todos pelos comentários pela generosidade de reservar um tempinho para este blog.

abraços

Cris Jacob disse...

Olá amada, vc é uma rara surpresa na vida das pessoas que tem a oportunidade de conviver com vc. Vou pegar emprestado o trecho de um louvor que amo para tentar descrever o quanto é bom ter e poder contar com um amigo como vc:" Sei que temos Deus fiel para amar, obedecer e seguir, .... mas quando aperta o coração queremos alguem pra dividir, pra ajudar, estender-nos a mão e dizer ESTOU AQUI,... e hoje digo sem nada temer, vc é a amiga que eu sempre quiz, vc que tem sempre uma palavra amiga, vc que me ajda com o peso da cruz, vc que chegou em minha vida qdo eu pedia socorro a Jesus, vc nos momentos de grande aflição, vc que consola o meu coração, em vc amiga se cumpre a Biblia, existem amigos mais chegados que irmãos.... "
Obrigada por nunca ter desistido de mim.
te amo.

Adriana disse...

aff

chorei.....

Ô Cris, eu já sou uma jovem senhora quase anciã, o coração não aguenta.

Vc que é generosa demais.

beijão

Unknown disse...

é muito bom se relacionar!!

NICODEMOS disse...

PAZ SEJA CONTIGO

COSTUMO DIZER QUE A PIOR COISA NESTE MUNDO SÃO AS PESSOAS. E DIGO QUE A MELHOR COISA NESTE MUNDO TMABÉM SÃO AS PESSOAS.

O SER HUMANO COM SUAS LIMITAÇÕES, QUALIDADES, DEFEITOS E IDENTIDADE PRÓPRIA É QUE DÃO COR A ESTE MUNDO.

TENHO TAMBÉM APRENDIDO A CONVIVER COM PESSOAS DE TODO O TIPO E TEMPERAMENTO, BUSCO IR ALÉM DO ESTEREOTIPO DE "CRENTÃO SANTÃO" OU "PECADOR CONDENADO" E TENHO TIDO SURPRESAS DEVERAS...

VALORIZAR AS PESSOAS E CONVIVENDO UNS COM OS OUTROS PODEMOS MELHORAR, APRENDER, ENSINAR, RIR E CHORAR. NÃO SOMOS ILHAS, TALVEZ SEJAMOS UM ARQUIPÉLAGO, MAS PODEMOS CRIAR PONTES DE AMOR EM CRISTO, DE GENEROSIDADE DESCOMPROMISSADA DE RETORNO.

PERMANEÇA NA GRAÇA E NELA FRUTIFIQUE

ATALAIADOCASTELO.BLOGSPOT.COM

Adriana disse...

Nicodemos,

agradeço a visita e o comentário.

Como vc tenho tido gratas surpresas nestes encontros com pessoas que não valorizam em demasia a suas personas.

abraço

Ever.TON disse...

oieee?!

'Dri' vc ta ai? haahah

espero que não seja + 1 coments
Bom Adriana achei muito bacana este texto e se não se importa divulguei ele no meu humilde Blog =p.

Engraçado. Não sei se de fato você teve esse 'inside' de criatividade no horário descrito no blog (0:25), mas é hilário como a galera tem isso em comum. Os textos mais legais que tenho visto brotam das madrugadas.

e Respondendo. Sim Gente Serve.
Se puder gostaria de vê-la seguindo meu blog tmbm. Sou o 93 do seu ^^.

abs
www.tonofgod.blogspot.com

Adriana disse...

Sirva-se maminho!!

já estou te seguindo

bjs

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB