Amigão

terça-feira, 20 de julho de 2010

Amigos: os homens que escolhemos como irmãos

Lúcia Rosenberg

Amigo complementa. Traz a racionalidade que nos falta e ganha nossa perspectiva subjetiva, em contrapartida

Falo muito da importância e poder das amigas, uso e me lambuzo desse néctar, satisfeita e grata. Aliás, desconfie da mulher que não tiver uma boa amiga.

Hoje quero homenagear os amigos. Os homens que (es)colhemos como irmãos. Pra quem a gente não precisa encolher a barriga ou passar corretivo – nem na fala. Pode explodir, confiar os segredos, pedir conselho, carona, oferecer seu colo e curas e tocar os mistérios das diferenças sem risco algum. Só ganhos, descobertas, aprendizado e a certeza de algumas grandes revelações sobre o sexo oposto!

Na infância, pra quem não tem um irmão de idade próxima, o amiguinho ajuda a vencer medos, transpor muros, desenvolver velocidade e competências que só brincar de casinha jamais nos daria. Claro que a vida vai oferecer muitas outras entradas para esses mundos masculinos, mas o amigo talvez seja nosso primeiro passaporte.

Custei a me convencer de que somos mesmo diferentes. Cresci nos anos 60 no meio da revolução sexual que gritava direitos iguais e tal. Se não fossem meus amigos, jamais teria assimilado as diferenças, não teria compreendido os códigos de linguagem dos homens. Hoje sei que há um abismo de diferenças entre os dois gêneros, e meus amigos foram como pontes pra eu poder alcançar o lado de lá.

Amigo complementa. Traz a racionalidade que nos falta e ganha nossa perspectiva subjetiva, em contrapartida. Amigo traduz as esquisitices do namorado e mostra as nossas – assim, neutro no julgamento, calmo na voz, sem ter que provar nem ganhar nada. Na serenidade do neutro, a aceitação se instala e a gente vai se revelando. Muitas vezes tem que ouvir do cara quão ridícula, melindrosa e infantil a gente tá sendo – e agradecer.

Amigo cuida como precisa, não como a gente quer. Ele diz o que está vendo e revela o que não conseguimos ver – espelho mágico e confiável que reflete além da imagem. Namorados parecem ter mais dificuldade em sussurrar “verdades”, amigos conseguem esfregar algumas delas com suavidade, mais pra testemunha do que para juiz ou vítima do nosso mau jeito.

E mais: ajudam a gente a encontrar saídas, a assumir posturas – ainda e desde pequenos: como ajudar a escalar as pedras do canto da praia ou descer barrancos até a cachoeira. São protetores, mas não como irmãos de sangue, que dificilmente lançam a irmã numa aventura. Aventuras são geralmente reservadas aos amigos.

Na crise do casal, nunca encontrei lugar melhor pra conversar do que ombro do amigo. Dá pra chorar, mas não fica nisso. O melhor é poder destrinchar o diálogo, porque ali está um verdadeiro tradutor-intérprete da língua e da lógica dos homens. Eles apontam as zonas de melindre, delatam importâncias e pontos inescrutáveis aos nossos leigos olhos de meninas, ajudam a deletar as bobagens que não devem ser levadas em conta, ensinam a compreender os meninos e a preparar direito a cestinha pro lobo mau.

Amigo é, então, passaporte, ponte, tradutor, esteio, bússola, ombro, complemento, espelho e cúmplice – é pouco? E como se não bastasse tudo isso, olha a gente com doçura, convida pra jantar, inventa, às vezes, uma viagem e ainda tira pra dançar.

Quer saber, também desconfio do homem que não tem a sua amiga.



Lucia Rosenberg - é psicóloga pela PUC-SP, mestre em Psicologia pela New School for Social Research em Nova York e autora do livro "Cordão Mágico - histórias de mãe e filhos".

19 comentários:

Amanda Luna disse...

Oiiee, Feliz dia do amigo!!
beijoca
sermulhereomaximo.blogspot.com

Eduardo Medeiros disse...

Texto muito bom, gostei. É evidente que homens e mulheres são diferentes mesmo essa filosofia idiota feminista que diz que é tudo igual. Ora, tudo igual é um carro cheio de japonês...heeee

Um beijo para a amiga que queimou o filme dos brasileiros para a prima árabe só por causa de uma reboladinha...heeeee

Adriana disse...

Dudu,

Eu já desfiz o mito rsss
expliquei a brincadeira, a prima precisa casar, meu filho, não dá pra ficar fazendo gracinha kkkk

Abraço pra ti amigão.

Alessandra disse...

Olá Adriana, gostei do seu blog.
A chamada dele me remete a uma canção do Marcos Góes que diz: "Jesus Cristo é o motivo da minha canção, outra razão eu não tenho para cantar"... E esta é a verdade pura e simples, não é?
Também tenho um blog, ta no começo, sobre educação. Ficarei feliz se der uma passad por lá.
Deus abençoe sua vida.
WWW.PARAPROFESSORESEALUNOS.BLOGSPOT.COM

Alessandra.

Regina Farias disse...

Oi, Amiga!

Amigo homem é muuuuito bom! Digo de cátedra!

E mais: só quem tem um amigo de verdade é que tem cacife pra desbancar a idéia de que não existe apenas amizade, que deve rolar mais coisa e tal...

Só amigo pra valer (H ou M)diz na cara coisas que edificam e que se fossem ditas por um estranho, ofenderia. Não existe melindres entre amigos. Em português bem "dizido": não tem frescura.

E isso simplesmente porque amigo mesmo (homem ou mulher) divide opinião sem dividir o coração.

Feliz dia do amigo e da amiga!

Beijo grande,

R.

O Pastor disse...

FELIZ DIA DO AMIGO!!!!

Eder Barbosa de Melo disse...

Oi, te enviei as perguntas. Não esqueça de adicionar uma foto para a arte, esqueci de mencionar. Andei meio gripado, sumi um pouco. Abração.

João Carlos disse...

Dri,

Antes late do que never, como diria o profeta...

Ando meio decepcionado com o bicho homem, mas acabo reconhecendo que não adianta cantar como Roberto Carlos e dizer 'eu quero ter um milhão de amigos', pois isso é ilusão e correr atrás do vento.

Tenho poucos e bons. O resto é gordurinha que precisa ser queimada na esteira ou no transport da vida.

Desconfio dos que dizem ter um milhão... normalmente e gente vazia que tem como cor preferida o xadrez e responde o que mais gosta depois de você dizer sua preferência, tentando assim te agradar.

Nas minhas duas mãozinhas e nos dedos dos pés ainda há espaço para eu contar meus verdadeiros amigos. E você é uma amiga virtual que amo muito!

Beijos!

JC

Adriana disse...

Ô meu amigo, carrego um caminhão por vc.

obrigad apor existir!!

Adriana disse...

Regina,

amiga virtual tbém vale.

beijão

Papo de Mané disse...

Amigo é coisa pra se levar por todo lado em todos os lugares do peito. Amigo é mais que um simples alguém, é uma pessoas que nos conhece e aceita com ser singular.
grande abraço aos amigos!

Papo de Mané disse...

Ariana ... amiga... dá uma olhadinha no meu blog... papodemanecristao.blogspot.com
Abraços

Regina Farias disse...

Então,

Só vale!

Euzinha que o diga . :)

Adriana disse...

Obrigada amigos!!

Edinelson Lopes disse...

Graça e Paz

Respeitosamente venho até este seu espaço pois quero te fazer um convite.
Quero te convidar a conhecer o Ministério Siga o Mestre, através de nosso Blog, hoje, o canal mais interativo virtualmente. O Ministério Siga o Mestre é o sonho de um trabalho de evangelismo e discipulado voltado não apenas para o alcance dos perdidos mas levá-los a um ensino saudável para que possam crescer e dar frutos para a glória do SENHOR.

Entendemos que hoje há uma enorme carência no que diz respeito ao ensinamento da Palavra, há muito material voltado para o universo chamado “gospel”, mas pouco, muito pouco voltado para o ensino, parte importante do IDE e da promessa que o segue em Mateus 28:19 e 20. Nosso ministério se propõe não apenas a alcançar pessoas, mas apoiar igrejas, em especial as de pouco recurso no alcance e discipulado de seus novos convertidos, na orientação e ensino na Palavra da Verdade para que estas possam enviá-los com ousadia, sabedoria e maturidade.

As publicações de nosso blog são voltadas para evangelismo e discipulado enquanto atitude diária, opção, escolha, ação e reação. Buscamos sempre trazer experiências reais diante de situaçoes reais pois não acreditamos na existência de supercrentes. Apresentamos o discipulado como fruto destas escolhas justamente por não nos apoiarmos em lendas ou fantasias de supercrentes. Procuramos incentivar com nossas publicações o caminhar diário e o crescimento junto com a igreja.

Espero realmente que você venha nos fazer uma visita, ler uma de nossas publicações e mais ainda, desejo que você seja abençoado e assim queira seguir coma a gente.

Dispomos de um banner de divulgação simples para o caso de haver interesse de nos apoiar na divulgação deste sonho aqui em seu espaço virtual através de parceria.

Com cordial afeto em Jesus, O Cristo!

Edinelson F. Lopes
sigaomestre.blogspot.com

Amana Raab disse...

Ah, que pena que só agora pude vir aqui ler com calma.

Belo texto esse, hein?
É tão bom quando a gente lê coisas escritas por alguém que sabe colocar palavras bonitas sem parecer brega.. hahaha

Gostei muito.
Especialmente da parte que diz
"Falo muito da importância e poder das amigas, uso e me lambuzo desse néctar, satisfeita e grata. Aliás, desconfie da mulher que não tiver uma boa amiga".

Eu desconfio.
Bju, driiii!

Adriana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edinelson Lopes disse...

Graça e Paz

Estamos atualizando nossos parceiros com o objetivo de oferecer destaque para os blogs (sites) que já formam parceria conosco em relação aos que aguardamos retorno.

Gostariamos de contar com nosso banner entre os parceiros em seu blog (site), o que achas? Seu banner já está conosco, aguardamos seu retorno.

Forte abraço, em Jesus, O Parceiro!
sigaomestre.blogspot.com

Marcos Vinicius Gomes disse...

A questão da amizade homem-mulher é saudável, entretanto não devemos largar as 'convencionais' com o mesmo sexo. Aliás como conseguiremos falar mal do sexo oposto com representantes do mesmo sexo 'criticado'? rsrsrs
Existe aquele chavão conceitual de que homens homossexuais são ótimos amigos de mulheres. Eu devo confessar que tenho mais amigas mulheres do que amigos homens (sou heterossexual), talvez pelo meu estilo de vida. Daí essa classificação de chavão para oso amigos 'assexuados'. É super difícil às vezes separar as coisas, separar amizades de um possível relacionamento amoroso,acredito que para ambos os lados isso seja difícil!

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB