o deus do sistema

terça-feira, 26 de abril de 2011

O deus desse sistema não é o diabo! O diabo nem deus é! O diabo é diabo mesmo, por isso não o chamo de deus mesmo que Paulo o chame.

O deus que hoje está mais do que nunca presente em nosso sistema causa sensação de poder, causa gastrite, causa perturbação, insônia, morte, perseguição, loucura, planejamento para dominá-lo, ele nos faz derrubar toda nossa plantação e aumentá-la ainda mais, causa ansiedade, divisão na família e em outros ambientes, nos faz gastar todo nosso tempo durante a semana e até fim de semana nos preparando para conquistá-lo. Para o desempregado o “bicho” aparece de dia e de noite. É certo que ele também causa coisas boas a depender de quem o tenha. Porém nesse sistema atual vejo raríssimos exemplos.

Nesses últimos dias venho pensando de como quase todas as coisas desemborcam nele, no fim, o propósito é tê-lo.

Se é trabalho a recompensa é ele, se é tráfico a recompensa é ele, se é política a recompensa é ele, se é religião a recompensa é ele, se é pra estudar e ser alguém na vida a recompensa é ele. É ele quem rotula as pessoas, dizendo as suas classes. Parece até que sem ele nada podemos fazer! Será?

Mas é na religião onde ele encontra seu clímax, pois Jesus disse que ele é um “concorrente”. Ou é Deus ou é ele.

Um amigo que é do candomblé me disse que cada vez mais o “pai de santo” pedia ofertas mais altas e ele sempre ajudava, tudo para fazer os “trabalhos”. Certo dia foi descoberto uma bela casa que o “pai de santo” estava construindo em paralelo com o “terreiro”, aí caiu a casa do “pai de santo”. Depois disso, pensei: até quem trabalha em nome do diabo está sujeito ao deus desse sistema.

E você já deve saber de quem estou falando. Não? Será preciso dizer? Você até já sabe, mas deve estar pensando: não tem nada haver uma coisa com a outra. E é isso mesmo, não tem nada haver Deus e Mamon!

Não sou defensor da pobreza e nem da riqueza, mas se Jesus deixou essa advertência, algo muito importante Ele queria dizer. Pra você o que queria dizer Jesus nessas palavras:

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (Dinheiro).

Como viverei eu sem ele, já pensou? O que te causa a falta dele? Como você reage ao perceber que já vai faltar? Consegue ser feliz sem ele? O que te faz feliz sem ele?

O que penso já disse acima. Ele em si, digo, o dinheiro não é mal, mas existe uma possibilidade muito grande de nós o transformar-mos em diabo! Assim como o pendor da carne é para morte o pendor para o dinheiro também o é.

Então, aprendi uma arma poderosa para que eu possa lutar contra esse deus e para que ele não seja meu senhor.

A doação, a distribuição gratuita sem barganhas em amor para o próximo.

É uma maneira de desprezá-lo! Tem coragem?


3 comentários:

João Carlos disse...

Dri,

Como ontem eu saí da facú às 10 da noite e cheguei em casa hoje às 3 da manhã, decidi não ir à aula hoje, mesmo sabendo que teria um estudo dirigido importante.

Com isso, arrumei um tempo (que anda meio mal administrado, reconheço...) para ler todos os blogs de todos os blogueiros que amo.

O primeiro acabou sendo o seu e... que coisa mais oportuna para mim!

Precisava ver o que estou vendo aqui. Precisava ler este texto que, logicamente, estava na hora certa para eu acalmar meu coração.

Obrigado pela mensagem. Este safadinho deste mamom anda me tirando a paz, sendo que sempre que o menosprezei ele veio correndo para meu bolso.

Valeu mesmo!

Te amo...

JC

Conexão da Graça disse...

Mana,SENSACIONAL essa frase!!!"O deus desse sistema não é o diabo! O diabo nem deus é! O diabo é diabo mesmo, por isso não o chamo de deus mesmo que Paulo o chame".

Aqui na estação do Caminho em V.P., nosso "gazofilácio" que foi inconscientemente colocado por mim, é uma "LIXEIRA DE PLÁSTICO" com o seguinte vs.:"Cada um contribua, segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria".

Bem, o Jéter que é um mano muito espirituoso e que se reúne com a gente aqui, já tratou logo de arranjar uma teologia:

"Dinheiro é tão bom que o melhor lugar onde se poderia depositá-lo é no lixo mesmo rsrsrs!!!"

Que bom Adriana poder ler esse texto que nos faz repensar prioridades e conceitos sobre a maneira como lidamos com esse "ser-zinho adorado" que tem o poder de nos manter enjaulado.

ABRAÇÃO mana, pra vc e toda galera da estação aí em...

Santo André, São Caetano ou São Bernardo???

Wendel Bernardes disse...

Eu num tenho esse problema, Tô durinho, durinho...
rsrsrsrsrsrs

Foi mal, falando sério agora. Desafio bom essa hein? Vamos exercitar!

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB