Aparências, nada mais....

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos nas suas mãos, e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu. Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.  João cap. 20 vs. 25 ao 29

Não quero entrar no mérito da discussão sobre a descrença de Tomé e a reprovação feita por Jesus.

Não. Já são numerosos os comentários e exposições sobre o infeliz incrédulo, que é subsídio de sermão para os pregadores que massacram aqueles que não se enquadram na “ERA DA FÉ”.

Era essa, que é indústria de depressivos, neuróticos e doentes, porque não conseguem tatear nem de longe a “auréola da fé e santidade”, que alguns “marketeiam” nos outdoors da religiosidade e piedade placebas.  

Minha proposta é outra. É fazer uma re-leitura do texto e da “petulância” de Tomé em desacreditar, e que nos remeta para o nosso “eu interior”, nos fazendo encarar sem subterfúgios ou fugas infantilizadas, algumas realidades latentes dentro de nós.

Existe uma música muito antiga cantada pelo Márcio Greyck, e que fala sobre as aparências que se mascaram e que não querem aparecer na realidade do chão da vida.

Uma das frases que compõe o refrão é: “...Aparências, nada mais, sustentaram nossas vidas...”.

É exatamente a mesma frase, que tem sido o “porão da fuga” da espiritualidade de muita gente que não quer se enfrentar nem se mostrar com receio da reprovação alheia.

A grande “virtude” de Tomé em gritante contradição com a incredulidade rechaçada, foi mostrar quem realmente ele era, ainda que isso resultasse no desdém dos “irmãos na fé” e na repreensão do próprio Senhor Jesus Cristo.

Parece imprudente da minha parte , dizer que é uma virtude ser incrédulo, mais o que quero dizer é que Tomé teve a honestidade, a hombridade e a “masculinidade” de confessar seus sentimentos independente da campanha opositora que se fizesse a ele, e  justamente aí reside a virtude.

Você já deve estar me linchando sumariamente dizendo: “Então você aprova a descrença e incredulidade nas questões que se referem ao Reino de Deus e Sua Palavra?”.

E eu te respondo: “É óbvio que não!”. O que eu estou propondo, é que você não entre nessa de contracenar  e ser o protagonista da falsidade dos sentimentos enrustidos em nome da “FÉ”.

Seja você mesmo, gostem ou não! Não caia na sutil (ou seria descarada?) tentação de incorporar o “Pop-Star Evangélico” ou o “Highlander Gospel” e passar uma imagem bonitinha, tragável e assimilável pelas pessoas.

Para o meu e, talvez para o seu desconforto, muitos são os que estão fazendo coro com a música do Márcio - “... Aparências, nada mais, sustentaram nossas vidas...”, e porque querem mostrar o que não conseguem ser, para serem aceitos no meio em que estão não ficando por baixo, negociaram conteúdos que são inegociáveis para a saúde da alma humana.

Se é que posso ter a ousadia de te dar meu conselho, e como diria o sambista Almir Guineto numa de suas pérolas incrustadas na letra de uma poesia musical (...o meu conselho é pra te ver feliz...), o que te digo agora é bem simples assim:

Não tente provar nada a ninguém!!!

1º Não se iluda tentando ganhar a admiração de seus pares
Se para ser aceito no meio em que você está inserido, tem de negociar valores, vestir uma máscara e brincar de “faz de conta” ou de “me engana que eu gosto” para não decepcionar seus amigos que mais parecem inimigos, suponho que não vale a pena tanto sofrimento que é fruto de dissimulação, em nome de  uma “amizade plastificada”.

2° Não tente provar nada pra você mesmo 
Pois não conseguirá sustentar por muito tempo essa frágil pretensão. Se descubra, se assuma e saiba que sucesso e fracasso estão intrínsecos na ambigüidade da existência humana. Sucesso é só uma parada antes do fracasso, que se alternam nas estações da vida.

3º Não queira convencer Deus 
Ninguém o impressiona com meritologia que é sub-produto da meritolatria, somos fruto da sua insana Graça, e o PAI nos recebe do jeito que somos, com qualidades e deméritos. Como diria o contraditório Davi no seu estrip tease de alma: Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó” Salmo cap. 103 vs. 12 ao 14.

Concluo com a agressiva e despudorada honestidade de Paulo: Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço... Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço...” Romanos cap. 7 vs. 15 e 19.

4 comentários:

Eder Barbosa de Melo disse...

Texto digno de aplausos, nossas relações não podem ser permeadas por melindres ou por agradinhos descabidos e interesseiros, isto não é comunhão. O Franklin é feliz quando identifica as incoerencias do discurso dos "Highlanders gospel", ultimamente é só o que tenho vito e não quero isso pra mim...


- Drica, o que aconteceu com meu comentario na postagem anterior, algum problema na moderação, ou você tá com raiva d'eu, perdoa eu, eu te amo maninha rs. Abraço!

Eder Barbosa de Melo disse...

Af que dramático, tem horas que nem eu me aguento, meu Deus ¬¬

Beijin.

Adriana disse...

Ô moreno aqui você pode ser o que quiser, a hora que quiser.

pode ser melodramatico,ansioso ou calminho, fique a vontade.

beijinhos

Bella Dourado disse...

Bom dia!

li tudinho e concordo com o irmao Eder - por isso não serei redundante no comentário.

porém a pior coisa mesmo eu penso "É ter a prepotência de convencer, enganar, trapacear Deus, francamente não dá"

Bem li um termo neste texto que para mim é novo será que podes me traduzir o que é "Highlanders gospel", assim contribuis para diminuir a minha ignorância.

Bjão e abençoado dia.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB